Jornal ACOMARCA

quinta-feira, 7 de abril de 2011

“Poço Encantado” reaberto para visitações


Poço é um dos cartões-postais da Chapada Diamantina

Desde o último dia 11 de marco está aberto para visitação, a Caverna do Poço Encantado, uma das atrações turísticas mais conhecidas da Chapada Diamantina no Brasil e no exterior. A reabertura aconteceu logo após o carnaval, na manha da sexta-feira (11/3) em ato simbólico, em que o superintendente do Ibama na Bahia, Celio Pinto, removeu o lacre que determinou a interdição do espaço, marcando o reinicio da visitação dos turistas ao local que ficou fechado por mais de três anos. A caverna foi interditada pelo Ibama no dia 06 de novembro de 2007.

O desembargo da Caverna do Poço Encantado foi possibilitado neste momento através da assinatura de um Termo de Compromisso entre o Ibama e o responsável pela exploração turística do local, o agricultor Miguel Jesus da Mota, onde o mesmo se compromete a cumprir uma série de condicionantes impostas pelo órgão, sob pena de ter o embargo revogado caso isso não ocorra. Além do documento produzido pelo MPF, as instituições públicas e da iniciativa privada, que assinaram o TAC, terão de cumprir as recomendações do Plano de Manejo elaborado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), órgão ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Termo de Compromisso que possibilitou a reabertura da Caverna do Poço Encantado foi firmado com base no relatório de vistoria produzido pela equipe técnica do CECAV, que recomenda o desembargo do local, e a manutenção da escada que causou a interdição da caverna.

Para a equipe técnica do CECAV, a retirada da escadaria provocaria um dano maior à caverna do que a sua manutenção, e que devidamente reforçada ela contribui para a segurança dos visitantes. O relatório reforça ainda essa tese, afirmando que a estrutura não canaliza o escoamento de águas pluviais, de modo que não contribui para o incremento da quantidade e velocidade de água da chuva para o interior da caverna e, portanto, não apresenta indícios de influir em impactos ao ambiente subterrâneo dessa natureza?.

Um detalhe, pelo exposto no Termo de Compromisso, o acordo não põe fim ao processo administrativo, significando que o andamento processual de cobrança da multa aplicada permanece inalterado. O agricultor foi penalizado em R$ 50.000,00 pelas intervenções realizadas no interior da caverna.


De acordo com o superintendente do Ibama na Bahia, Célio Costa Pinto, no plano consta um diagnóstico completo das áreas onde são permitidas as visitas, como devem ser feitos os acessos ao Poço Encantado, capacidade de carga e número de pessoas permitidas, além das instruções referentes às trilhas.

Presente no evento de reabertura do poço, o secretário Domingos Leonelli destacou a importância da prática do turismo sustentável. “O turismo ajuda a preservar e a desenvolver o patrimônio histórico e natural”.

O turista mineiro Lúcio Henrique integrou o primeiro grupo de visitantes que teve acesso ao Poço Encantado após a reabertura. Ele afirmou que estava impressionado com as belezas naturais do lugar, encontrou semelhanças com a sua terra natal e manifestou a intenção de voltar. Já o carioca Carlos Cardiano, acompanhado da mulher, contou que era uma honra ser um dos primeiros a visitar o local após a reabertura.

NOVO VOO PARA A REGIÃO

O secretário Domingos Leonelli também anunciou um novo voo para a região. “Creio que, a partir de maio, teremos uma segunda frequência entre Salvador e Lençóis, que deixa de ser apenas um voo aos sábados e passa a ocorrer aos domingos e quintas-feiras”, adiantou. A linha deve ser operada pela companhia Trip.

Segundo o diretor de Relações Nacionais da Bahiatursa, Fernando Ferrero, o novo voo da Trip deve incluir a região em importantes mercados como São Paulo e Minas Gerais. “Com a linha, vamos vender melhor a Chapada Diamantina nas feiras e eventos que participamos”.

EFEITOS VISUAIS

Localizado a 200 metros da pista, o Poço Encantado proporciona visão deslumbrante das formações rochosas com estalactites e estalagmites. Do mirante é possível ver os efeitos visuais de suas águas - à profundidade de 60 metros - que são ricas em calcário. A luz do sol gera o efeito de cor azul na água, e os paredões ganham tons de dourado e acobreado.

A visita ao local é feita mediante o pagamento de uma taxa no valor de R$ 20. Para entrar na caverna, é preciso ainda ouvir e seguir atentamente as instruções dos guias de turismo. O Poço Encantado fica localizado em Itaeté (44 quilômetros a sudeste de Andaraí). Para chegar lá é preciso seguir pela BA-142 por 20 quilômetros até a estrada para Itaeté.


Nenhum comentário:

Postar um comentário