Jornal ACOMARCA

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Piatã/Inúbia comemora Semana Santa com caretas e a queima do Judas

A tradicional festa proporcionada pelos Caretas, a séculos anima a Semana Santa no interior do nordeste brasileiro, e no município de Piatã- Ba, ela também se mantém muito viva. Nesta sexta-feira do dia (18/4), centenas de pessoas em todos os cantos do município, saíram pelas ruas da cidade, fazendas, sítios das zonas rurais pedindo o desjejum.
São crianças, adolescentes, adultos e tem quem seja mais tradicional e anda a pé ou de jumento, outros são mais modernos e andavam até mesmo de moto e pic-up, mais o importante mesmo é que a tradição nunca deixe de existir, pois é uma marca da nossa cultura regional.
Queima do Judas
No Sábado de Aleluia, (sábado antes ao domingo de Páscoa), à noite, no distrito de Inúbia, realiza-se a festa, ou Queima do Judas. Esta tradição perde-se no tempo e tem em carácter simbólico de expiação dos males e de purificação, através do fogo. Relacionado com este acontecimento, encontramos, também, uma marcada expressão satírica das gentes locais.
É uma festa tipicamente profana, com origem no imaginário cristão, segundo o qual Judas entregou Jesus à morte, tornando-se por isso um traidor.
A queima do Judas, não é só o queimar de um boneco de palha ou de pano, explora-se o aspecto crítico, humorístico, com especial incidência na vida política e social. Antes da queima, lê-se o célebre “Testamento do Judas” que consiste em deixar uma “herança” as pessoas do lugar, criando-se para o efeito quadras de escárnio e maldizer, onde se ridicularizam os vícios e costumes populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário